Andei pensando por que às vezes é tão difícil pedir desculpas, e acabo de chegar a uma conclusão sensata. Acontece que o mais difícil não é exatamente pedir desculpas e admitir que estávamos errados, mas sim ouvir a resposta daquele para o qual estamos nos desculpando. O perdão nunca é imediato. A gente fala “desculpe, errei”, e a pessoa diz “pois é, errou mesmo”. E só depois de muito se fazer de vítima, perdoa. Bonito, não é? Primeiro nos coloca para baixo, para depois perdoar. Não é a toa que é tão difícil pedir desculpas; algumas pessoas simplesmente conseguem acabar com toda nossa vontade com esse tipo de reação.
Da próxima vez que alguém vier me pedir desculpas, não vou me fazer de vítima e frisar o quanto estive magoada. Só vou aceitar. Afinal, se a pessoa vem me pedir desculpas, é porque ela sabe disso. Ela sabe que quem errou foi ela. E se arrependeu disso, e foi grande o suficiente para admitir. Isso pra mim já deveria bastar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Humm mas as vezes o erro e grande demais p ser tao simples de perdoar... E se mesmo sabendo q vc fez errado e se fazendo de vitima a pessoa te perdoou, e porque ela se importa com vc! Acho q nunca e facil pedir desculpas, mas se vc acredita estar errado nao custa nada e a maneira como a pessoa reage tbem e culpa sua, dependendo do q vc aprontou... Agora se for tempestade em copo d'agua ai sim o ofendido q va se catar!!
ResponderExcluirEntão, é isso mesmo que eu penso! Às vezes a dúvida quanto perdoar ou não perdoar é realmente questionavel, porque né. Tem cada um que apronta cada uma. Mas no texto me referia a coisas pequenas. Tipo, ter ofendido alguém durante uma discussão. Ou ter feito caso de um motivo super banal. Ou não ter comparecido a um encontro e não ter ligado, por motivo X. Qualquer coisa pequena. Acho que não vale a pena ficar lembrando a pessoa de que ela pisou na bola. Daí toda vez que ela pisar ela não vai ter vontade de pedir desculpas porque em vez de aceitar, o outro só vai ficar falando "é, aham, você errou, isso me deixou magoada, mimimimi".
ResponderExcluirÉ que nem tu disse, quando o assunto é tempestade em copo d'água, o ofendido que vá se catar! ahuiahaiu