terça-feira, 3 de março de 2009

Este Não Sou Eu

Sempre ouvi dizer que conhecimento nunca é demais, e nunca vi ninguém contrariar essa afirmação. Acredito, até mesmo, que seja uma das únicas coisas - se não a única - que não nos cansa ou não nos enjoa. Ele pode vir das mais variadas formas, seja viajando, seja conhecendo pessoas diferentes, seja por experiências de vida. Conhecimento é bem-aceito por todo mundo. A menos, é claro, que seja conhecimento de sí.

As vezes se entender é complicado, e precisamos de um tempo para se ajustar. Mas outras vezes, ser complicado, indeciso, estúpido ou tolerável demais são desculpas para não encarar a vida real e não admitir nossos verdadeiros desejos. Porque afinal, nem sempre aprovamos totalmente quem somos ou o que sentimos, e se entender com nossos defeitos é difícil. Por isso nós escolhemos essas saídas, porque elas são mais fáceis de aceitar. Esquecemos, porém, que no final, elas são as mais difíceis de se lidar.

Imagine, por exemplo, você com "a pessoa perfeita". Mas com aquele clássico impasse: ela não é perfeita para você. O que você diz para ela? "Ah, olha, eu não quero te magoar, sério, mas é que eu sou muito confusa, acho melhor a gente não se envolver". E você acredita nisso! Você acredita no fato de não saber por que diabos você não aceitou aquela pessoa na sua vida. Mas você SABE!! É, sabe SIM! E a realidade é que você simplesmente NÃO A QUER. Porque não faz o seu estilo pessoas muito melosas, porque você não gosta das mesmas coisas que ela, porque vocês não têm assuntos em comum. O que tem de complicado nisso? É a lei da desatração. Na verdade, você não quer é admitir que a "pessoa perfeita" não é tão perfeita quanto aquela que você deseja que te ame tanto quanto você ama ela.

Nós evitamos de se conhecer, porque as vezes saber a verdade sobre sí dói. Acreditar que nós temos imperfeições quanto ao modo que agimos e quanto ao que inevitavelmente sentimos é difícil, mas mais difícil ainda lidar com o que nos perturba através de desculpas. Aceite-se mais, e se descobrir que não se orgulha de alguma coisa em si, concerte, mude, corra atrás, abra mão, tome novas iniciativas, não se envolva, encontre uma solução. Conheça mais de você mesmo, e não mais dos seus disfarces.

Um comentário:

  1. Ajudem a divulgar a festa!!

    http://blogpvc.wordpress.com/2009/03/04/mman-party-i/

    Não é vírus!!

    ResponderExcluir