segunda-feira, 27 de julho de 2009

No Mundo Real

Alguma vez você já teve vontade de viver dentro de um filme? Já teve trilhas sonoras tocando dentro de sua cabeça durante alguma situação? Já imaginou viver uma fantasia? Tenho certeza que sim. Pode ser relacionado a qualquer coisa: um diálogo desafiador com o chefe, uma conversa franca com um amigo ou parente, um beijo apaixonante com certa pessoa. O que quer que seja, você já sonhou de olhos abertos com alguma situação onírica, e aposto que foi mais de uma vez. Sendo assim, eu também aposto que você já se desiludiu mais de uma vez.

Pois é, acontece que, como não moramos num estúdio de TV, nós nos desapontamos muito frequentemente com nossos sonhos, por mais que tenhamos lutado por eles. Por que isso? Ora, porque nós, meus amigos, moramos num mundo real.

No mundo real, nós temos que nos esforçar para impressionar algumas pessoas. Temos que sair do conforto da casa, trabalhar e economizar. Temos que aprender a crescer, na marra. Temos que nos dar conta de que sem estudo e experiência, dificilmente chegaremos à algum lugar.

No mundo real, temos que aprender a decifrar pessoas. Temos que entender diferentes tons de voz e diferentes olhares. Temos que aceitar que pessoas têm gostos e opiniões diferentes, e temos que aprender a lidar com cada uma delas sem se exaltar. Aliás, temos que aprender a não nos exaltarmos.

No mundo real, temos que aceitar que não seremos capazes de agradar à todos. Temos que pensar primeiro em si, mas sempre tomando cuidado para não tomarmos medidas egoístas. Temos que conciliar, encontrar um ponto de equilíbrio, mesmo que por dentro não estejamos lá muito equilibrados. No mundo real, temos que aprender a forçar sorrisos, a freiar lágrimas e a medir palavras.

No mundo real, desventuras amorosas existem. O final feliz não é 100% certo, a princesa não é sempre tão bela e o príncipe pode não ser tão encantador. Nós vamos ser enganados, nós vamos perder o controle de diversas situações e, não se enganem, nós também vamos quebrar uma penca de corações. Vamos ver, ouvir e sentir coisas que "não deveriam ser assim". Não deveriam, mesmo. Mas nós vivemos num mundo real, entendam.

No mundo real, não somos onipotentes o suficiente para evitar que acidentes aconteçam conosco; não somos saudáveis o suficiente para evitar sermos alvos de enfermidades; não somos espertos o suficiente para prever nossas falhas.

A realidade é difícil, sim. Não é a toa que fantasiamos tanto: nós precisamos. Sonhos são vitais para nossa existência! Precisamos enfeitar um pouco a realidade e acreditar um pouco no impossível para aguentar até o final do dia. Não apenas isso, precisamos correr atrás dos nossos sonhos para chegar a algum lugar. Mesmo que eles acabem não nos levando a lugar nenhum; pelo menos nós tentamos, e isso já é alguma coisa. E se no fim não der certo, a realidade nos preparou bem o suficiente para sabermos lidar com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário