Hoje tive prova de redação, e o tema era: persistência: virtude ou teimosia?
Bom, não foi difícil redigir o texto, mas quando eu já estava no final foi que eu me dei conta do que eu realmente deveria ter escrito. Vejam bem, a ideia central que tentei passar foi como a persistência muito exagerada para "seguir um sonho" poderia vir a ser prejudicial a nós mesmos. No entanto, no penúltimo parágrafo, me dei conta que eu devia ter escrito sobre a persistência de ideias, de opiniões.
Ter uma opinião e defendê-la, não há nada mais admirável que isso. Em discussões de assunto polêmicos e que causam uma divergência de opiniões, é fundamental que saibamos manter a nossa e trocar ideias com o próximo. Mas, muitas vezes, o objetivo deixa de ser simplesmente "trocar uma ideia", mas sim passar a própria ideia sem relevar a outra.
Pura teimosia.
Todo mundo tem o direito (e dever!) de defender a opinião. Mas também temos que estar abertos para outras formas de pensamento, o que não implica necessariamente em mudar de ideia, apenas entrar em um ponto de equilíbrio. E se isso não for possível, devemos no mínimo respeitar a opinião do próximo.
Escute, releve e compreenda. Pode ser que você aprenda com isso.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
auhsauhssuahsuhuhuahsuhsushua
ResponderExcluirBoa paulinha
Sei exatamente os dois casos que tu deve ter pensado pra escrever e como tu achou que deveria ter escrito!
sahsuahuaushushauhsuhsush
dois casos? o.O
ResponderExcluirsahuishaoiushiaos