domingo, 29 de março de 2009

"Real e Fascinante"

Não poderia ter tido companhia melhor para ir a exposição de corpos hoje, no Barra Shopping Sul. Além do pessoal aqui de casa, meu primo e sua esposa, ambos médicos, fizeram parte do passeio. Aí meu primo, ao longo da galeria, foi nos explicando as funcionalidades de alguns órgãos e sistemas do corpo e apontando algumas observações. A mais engraçada foi quando ele disse que montaram um esqueleto errado.


Como não sou médica, deixo aqui uma versão improvisada da observação que ele fez: Uma das secções, que deveria situar-se logo abaixo do pescoço, foi posta nos quadris. Ou seja, misturaram os ossos.

Mas legal mesmo foi ouvir as pessoas falando do meu primo. Uma hora eu estava sentada num banco e aí ouvi uma mulher falando para as pessoas que a acompanhavam:

- Tem um cara alí que tá explicando tudo. Aquele ali de vermelho, acho que deve ser estudante de medicina querendo fazer um grau achando que sabe de muita coisa.

Opa! Isso seria...inveja? Porque eu não vejo outra explicação para uma pessoa julgar a outra de "estudante de medicina querendo fazer um grau" que não seja inveja. Por que partir do pressuposto de que ele estava querendo se vangloriar, e não querendo simplesmente passar conhecimento para o tio dele? Inveja, falando.

No mais, sobre a exposição, achei meio fraca. Esperava que os corpos se parecessem mais com corpos e menos com rezina. Sabe aquelas moldes de órgãos que você vê na 7ª série no laboratório de biologia do colégio? Não vi tanta diferença entre estes e os órgãos de verdade. Mas, a parte de desenvolvimento fetal foi a que eu achei mais interessante e mais "real". E no fim, a única coisa que achei mais fascinante foi pensar que, todos aqueles órgãos e esqueletos que eu estava vendo eram de pessoas que nasceram, cresceram, tiveram uma vida que eu desconheço e agora estavam mortas bem na minha frente. Creepy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário